sub tropicais

Florestas tropicais

A floresta tropical ocorre em tres  regiões na terra: na américana, africana e  indo-malaia. No caso da américana cobre a mata atlantica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do prata; A floresta indo-malaia é a menos continua devido à agressão milenar que vem sofrendo. Compreende a da costa indochina, a costa norte da Austràlia, as Filipinas, Nova Guiné, Bornéo, entre outras. Das tres  a menor area de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné e principalmente a região da bacia do rio Congo.

Somando-se todas estas àreas temos aproximadamente 17 milhoes de km2 de florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoàvel cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos  em destrui-las.

Este biosistema é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais , apesar do solo ser muito pobre. Esta pobreza deve-se ao facto de haver uma camada de areia facilitando a infiltraçao ràpida da àgua, mas ocorre a decomposição da matéria organica (folhas, fezes e etc...) propiciada pela sombra, calor e humidade  forma-se uma camada de cerca de 50 centimetros de humus. A temperatura média anual é sempre o torno de 20°C, a pluviosidade anual aproximadamente 1200mm a sua localizaçao média é na faixa entre os tròpicos , dai a denominação de floresta tropical. Uma das principais caracteristicas da floresta tròpical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecosistema.

Make a free website with emyspot.com - Report abuse